Administrações Regionais de Saúde do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo querem fechar unidades com menos de 1500 utentes
O fecho das extensões de saúde com menos de 1500 utentes é bem visto pela Ordem dos Enfermeiros, mas só se for acompanhado de um reforço das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e da criação de alternativas. A hipótese de concentrar ou reduzir o número de unidades com poucos utentes está em estudo nas Administrações Regionais de Saúde (ARS) do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, devido à escassez de meios e de recursos humanos.
"Concordamos com a reorganização da rede de cuidados primários de saúde, mas preocupa-nos a forma como vai ser conduzida", diz Manuel Oliveira, da Ordem dos Enfermeiros. Perante alguns "desperdícios" e várias extensões de saúde que servem "só 200 ou 300" pessoas, a ordem concorda com o encerramento destas instalações, mas só se forem garantidas alternativas.
Zêzere perde 45 extensões
A solução pode ser a criação de unidades móveis de saúde, que vão ao encontro das populações. Para isso, a ordem defende uma maior aposta nas UCC, responsáveis pela operacionalização daquelas unidades. Até 9 de Dezembro de 2010, existiam apenas 51 UCC, de um total de 270 candidaturas apresentadas até Novembro de 2009, nota Manuel Oliveira.
"Será necessário um grande investimento em viaturas", alerta, lembrando que "a maior parte dos centros de saúde no Norte não dispõe de viaturas suficientes" para esse serviço.
Segundo a Comissão de Utentes do Médio Tejo, a ARS de Lisboa e Vale do Tejo terá já apresentado ao Agrupamento de Centros de Saúde do Zêzere a proposta para encerrar 45 extensões de saúde com menos de 1500 utentes, afectando os concelhos de Abrantes, Sardoal, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar e Ferreira do Zêzere. O PÚBLICO contactou a ARS de Lisboa e Vale do Tejo, mas não obteve respostas.
. Sobre o atraso da vacinaç...
. 2 dezembro - Unidade Hosp...
. Sobre os atrasos na vacin...
. Ocupadas 1.836 das 2.242 ...
. Sobre as "baixas de 3 dia...
. Comentário do Bastonário ...
. Hoje apelamos ao combate ...
. SANTA MARGARIDA COUTADA /...
. SNS24 atendeu mais de 89 ...
. Há um novo plano de reorg...