Organizado pelo Gabinete do Cidadão do ACES Pinhal Interior Norte 1, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã, no passado dia 12 de Janeiro, um Colóquio “PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NA SAÚDE”. Estiveram presentes e interviram responsávesi pelo ACES, profissionais de saúde, escolas, autarcas, investigadores universitários e utentes (alguns representando estruturas associativas).
O ACES Pinhal Interior Norte 1 abrange os Centros de Saúde de Oliveira do Hospital, Tábua, Arganil, Vila Nova Poiares, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra e Miranda do Corvo. Tem sede no Centro de Saúde da Lousã. Apenas existe uma USF, há dificuldades por falta de clínicos e com as ligações rodoviárias (em mau estado), dada a grande e diversificada área geográfica abrangida.
O tema central em debate foi como promover e concretizar a participação dos cidadãos (com evidentes vantagens para o SNS, como foi demonstrado) face ao enquadramento legal, os apoios e incentivos das autoridades e o grau de disponibilidade e interesse das comunidades.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo anota com satisfação a forma como foi recebida e a possibilidade de transmitir a sua experiência. Salienta e deseja os maiores êxitos à Comissão de Utentes da USF “Serra da Lousã”, que está a dar os primeiros passos.
. Sobre o atraso da vacinaç...
. 2 dezembro - Unidade Hosp...
. Sobre os atrasos na vacin...
. Ocupadas 1.836 das 2.242 ...
. Sobre as "baixas de 3 dia...
. Comentário do Bastonário ...
. Hoje apelamos ao combate ...
. SANTA MARGARIDA COUTADA /...
. SNS24 atendeu mais de 89 ...
. Há um novo plano de reorg...