Sábado, 11 de Fevereiro de 2023
𝟏𝟏𝟐. 𝐄́ 𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐨 𝐧𝐮́𝐦𝐞𝐫𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐨𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐥𝐯𝐚𝐫 𝐯𝐢𝐝𝐚𝐬 𝐞 𝐪𝐮𝐞 𝐭𝐞𝐦 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐚 𝐮𝐦 𝐃𝐢𝐚 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐮, 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐥𝐚 𝐡𝐨𝐣𝐞.
O
CHMT - Centro Hospitalar do Médio Tejo associa-se a esta data, recordando que é também um agente ativo no funcionamento da vertente da emergência médica do Número Europeu de Emergência. Efetivamente, este Centro Hospitalar assegura o funcionamento, em parceria com o INEM – Instituto Nacional de
Emergência Médica, de uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (localizada na unidade de Abrantes) e duas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (localizadas nas Unidades de Tomar e de Torres Novas).
Estes meios de emergência médica pré-hospitalar são ativados por indicação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. É esse serviço para quem o 112 - cujo atendimento é assegurado pela PSP - encaminha todas as chamadas que recebe e que estejam relacionadas com emergências na área da saúde.
A região do Médio Tejo dispõe assim de uma resposta diferenciada na emergência médica que é assegurada pela VMER e ambulâncias SIV, a par com as ambulâncias de socorro localizadas em corporações de bombeiros. Todo este dispositivo de meios dá resposta às emergências em que esteja em causa risco de vida devido a acidente ou doença súbita.
E depois há também o meio de emergência médica mais impactante: o Helicóptero de Emergência Médica. Em 2022 o CHMT recebeu os helicópteros do INEM em 21 ocasiões.
Em duas dessas ocorrências a Unidade de Abrantes foi o hospital de destino das vítimas. Em 19 ocorrências a referida Unidade foi o ponto-de-partida do doente, sendo transferido para outras unidades de saúde.
Hoje partilhamos consigo o momento em que o helicóptero do INEM levanta voo na Unidade de Abrantes do CHMT. Lá dentro segue um doente cuja vida está entregue aos cuidados de uma equipa altamente diferenciada: dois pilotos, um médico e um enfermeiro.