Tal como as freguesias de Pedrógão, Meia Via e Riachos, no concelho de Torres Novas, Ribeira Branca também não tem médico de família. E, como aconteceu há duas semanas em Pedrógão, no passado sábado os ribeirenses mobilizaram-se para a reunião promovida pela comissão de utentes da saúde do Médio Tejo, com o intuito de debater uma situação que começa a ser preocupante.
Cerca de 150 pessoas acorreram ao salão da junta de freguesia, uma pequena multidão atendendo a que a Ribeira é uma pequena freguesia em termos demográficos. Mas os problemas são idênticos a qualquer população sem cuidados de saúde primários, por falta de médico na extensão de saúde de Ribeira Branca. A população idosa é a mais queixosa, devido à dificuldade de transportes, dado que os ribeirenses estão a ser obrigados a penosas deslocações ao Centro de Saúde de Torres Novas, onde muitas vezes acabam por não ser atendidos.
E a incompreensão das pessoas é tanto maior na medida em que está na sua memória a luta que foi preciso levar a cabo, há muitos anos, para serem servidas por médico na aldeia, vendo-se confrontadas com uma conquista que está a ser retirada.
De entre as intervenções dos ribeirenses presentes na reunião, coube a Luís de Sousa Formiga sintetizar o estado de espírito popular: "É com muita mágoa que, passados cerca de 25 anos, nos seja retirada uma conquista que nos custou tanto a alcançar. Lamento que, depois de termos criado todas as condições para termos direito à saúde, as nossas condições de vida estejam a agravar-se" – disse Luís Formiga, que terminou com um apelo: "Não desarmem, não desistam de lutar. Enquanto houver duas pessoas dispostas a lutar, são sempre mais que uma".
Presente na reunião esteve Manuel José Soares, da comissão de utentes de saúde do Médio Tejo, que caracterizou a situação deficitária que se vive no concelho em termos de cuidados primários de saúde e chamou mais uma vez a atenção para o futuro do hospital de Torres Novas. Na sua intervenção, este dirigente da comissão chamou a atenção para a eventual desqualificação da urgência do Hospital Rainha Santa Isabel, no âmbito de um processo de reestruturação das urgências hospitalares do país (ver texto nesta página).
Entretanto, estava marcada para a passada terça-feira mais uma reunião aberta à população, desta vez em Meia Via, que se confronta com o problema vivido pelas freguesias de Pedrógão e Ribeira Branca, estando aprazada idêntica iniciativa para Riachos, em data a anunciar pela comissão de utentes.
Fonte: Jornal Torrejano
. Sobre a prestação de cuid...
. Homenagem e gratidão aos ...
. Não à sinistralidade rodo...
. Que tal pôr ordem na Orde...
. 24 de junho, o 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚...
. ALCANENA: documento aprov...
. 26 junho- Dia Internacion...
. Reunião com ACES: TORRES ...
. Serviço Nacional de Saúde...
. APMGF alerta para falta d...