A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo está convencida que "muitas das dificuldades sentidas pelos responsáveis regionais do sector e pela administração do Centro Hospitalar, recentemente demitida, resultam de um mau relacionamento com as comunidades locais".
A organização reclama, em carta enviada ao ministro na segunda-feira, a instalação do conselho consultivo de acordo com a legislação em vigor, de forma a incluir representantes das autarquias, profissionais, utentes e voluntários no processo de reorganização dos cuidados hospitalares.
A comissão afirma que "a não-instalação e consequente não-funcionamento de um órgão previsto nos estatutos do Centro Hospitalar do Médio Tejo" (que inclui as unidades de Abrantes, Tomar e Torres Novas), é "uma falha grave".
Os cuidados primários de saúde na região, que ultimamente têm sido causa de protestos populares por falta de médicos em vários centros e extensões de saúde, continuam também na agenda da comissão que voltou esta semana a alertar o ministro Correia de Campos para a gravidade da situação.
"A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo por diversas vezes tem alertado os responsáveis locais, regionais e nacionais para a necessidade premente de se tomarem medidas excepcionais para colmatar as dificuldades de acesso a cuidados de saúde primários de milhares de cidadãos da nossa região" – refere-se no documento enviado ao ministro.
As medidas de reorganização desses cuidados não chegaram à região – alega a comissão – acrescentando que apenas duas unidades de saúde familiar (USF) estão a funcionar. Mas a sua implantação foi motivo de conflitos, "pois para solucionar problemas dos utentes urbanos agravaram-se os das zonas rurais".
A CUSMT pretende saber do responsável governamental se irão ser tomadas medidas de excepção para resolver o acesso aos cuidados médicos nas freguesias onde não existem e o eventual calendário do ministério para pôr termo a essa falta.
J.L.
Fonte: Jornal Torrejano
. Sobre a prestação de cuid...
. Homenagem e gratidão aos ...
. Não à sinistralidade rodo...
. Que tal pôr ordem na Orde...
. 24 de junho, o 𝐃𝐢𝐚 𝐌𝐮𝐧𝐝𝐢𝐚...
. ALCANENA: documento aprov...
. 26 junho- Dia Internacion...
. Reunião com ACES: TORRES ...
. Serviço Nacional de Saúde...
. APMGF alerta para falta d...