http://rr.sapo.pt/informacao_det
Médicos prevêem menos cirurgias e mais tempo de espera com cortes
Corte de 10% no valor pago por cada cirurgia extra
Portaria publicada esta terça-feira em "Diário da República" prevê um corte de 10% em média no valor pago por cada cirurgia extra.
A Ordem dos Médicos antecipa um considerável aumento das listas de espera para cirurgias por causa da redução das verbas pagas pelo Estado aos hospitais que realizam operações adicionais.
A portaria publicada esta terça-feira em Diário da República prevê um corte de 10% em média no valor pago por cada cirurgia extra. O bastonário José Manuel Silva diz que as consequências são previsíveis: menos cirurgias e mais tempo de espera.
“Vai ter necessariamente um impacto na redução do número de actos cirúrgicos e no aumento das listas de espera. O próprio preâmbulo da portaria é cheio de contradições e esperemos que não venha num futuro próximo o senhor ministro da Saúde dizer que os hospitais estão em falência técnica”, critica o bastonário. “Porque se o dono dos hospitais agrava o seu nível de subfinanciamento, é evidente que os hospitais vão enfrentar mais dificuldades financeiras, quiçá até uma impossibilidade de equilibrar as contas. Não se venha depois dizer que os hospitais públicos estão em falência técnica porque essa afirmação seria ridícula”, defende José Manuel Silva.
O bastonário da Ordem dos Médicos questiona mesmo as razões que estão na base desta decisão.
“É necessário que seja divulgada a análise detalhada dos custos de cada cirurgia e que essas decisões sejam baseadas em estudos técnicos para que não pareçam, e se calhar são, meros objectivos políticos de cortes cegos no Serviço Nacional de Saúde, seria dramático se assim fosse.”
“Não podemos continuar a prejudicar os portugueses, que cada vez sentem mais dificuldades de acesso aos cuidados de saúde”, remata o bastonário, que contesta cortes de verbas para cirurgias extras nos hospitais públicos e privados.
. Acidentes domésticos: Um ...
. 1 dezembro - Dia Mundial ...
. E quando chegam os 17 nov...
. Sobre o atraso da vacinaç...
. 2 dezembro - Unidade Hosp...
. Sobre os atrasos na vacin...
. Ocupadas 1.836 das 2.242 ...
. Sobre as "baixas de 3 dia...
. Comentário do Bastonário ...
. Hoje apelamos ao combate ...