O Hospital de Dia de Diabetes do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT), implementado na Unidade de Tomar, foi premiado pela multinacional farmacêutica Sanofi graças ao projecto “Sou um Chef!”. O objectivo passa por destacar a importância da alimentação e do exercício físico na educação para a prevenção e controlo da Diabetes “Mellitus” e suas complicações, avança o jornal O Mirante.
O “Sou um Chef!” prevê a realização de um evento gastronómico orientado por um chef de cozinha para a confecção de pratos saudáveis e favoráveis aos índices glicémicos e uma aula de danças de salão para incentivar a prática de exercício físico. De acordo com uma nota de imprensa dessa farmacêutica, a iniciativa surgiu no âmbito de um desafio lançado pela Sanofi aos seus colaboradores para o desenvolvimento de projectos, em parceria com entidades externas, com vista à mudança de comportamentos e à redução da prevalência da patologia em Portugal.
A diabetes é uma das doenças crónicas com maior expectativa de crescimento no mundo. Em Portugal, a prevalência desta patologia representou, em 2011, 12,7% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos.