Metade das metas na área da Saúde definidas no Plano Nacional 2004-2010 serão difíceis de atingir, segundo uma avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que, no entanto, regista progressos na maioria dos indicadores em Portugal.
A mortalidade por sida, por cancro do colo do útero e por ataque cardíaco são alguns indicadores que ainda se situam acima da média da União Europeia (UE) a 15, indicam também os resultados da avaliação da OMS apresentados hoje no Ministério da Saúde, em Lisboa.
O consumo de ansiolíticos e antidepressivos e a mortalidade por suicídio ficaram também aquém da meta traçada no Plano Nacional de Saúde.
Segundo a análise da Organização Mundial de Saúde-Europa, há desigualdades no acesso aos cuidados de saúde, nomeadamente regionais, e o acesso a serviços especializados também não regista bons resultados.
A distribuição dos profissionais de saúde também mereceu reparos por parte do responsável do estudo, Jeremy Veillard, que aponta número de enfermeiros e de médicos de família como insuficiente e «abaixo da média europeia».
Globalmente, a OMS considera que Portugal registou «muitos progressos», citando os indicadores gerais de mortalidade e morbilidade como bons exemplos.
«Tendo em conta os indicadores comparáveis a nível internacional, cerca de 80 por cento apresentam uma evolução favorável relativamente à média do grupo dos 15 países da UE», refere a análise.
Num comentário às conclusões da OMS, a alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, admitiu que algumas das metas traçadas para 2010 não sejam atingidas, como na área da saúde mental.
A elaboração do próximo Plano Nacional de Saúde 2011-2016 terá em conta as recomendações da OMS, nomeadamente quanto às desigualdades no acesso aos cuidados.
«As metas são médias para o país e não prevêem assimetrias regionais. No próximo plano vamos preocupar-nos mais com o acesso do que com grupos de doenças ou de problemas, para que qualquer pessoa tenha o acesso de que precisa consoante o seu problema», afirmou.
Lusa/ SOL
. TORRES NOVAS – Tenha aten...
. INEM apela a uma condução...
. 25 setembro - Dia Mundial...
. 25 setembro - Dia Interna...
. Bons cuidados de saúde ta...
. 21 setembro - DIA MUNDIAL...
. Mais um problema de saúde...
. 21 setembro- Dia Internac...
. Sobre a entrada/saída do ...
. É também assunto de saúde...