É O RESPEITO PELOS MILHARES DE UTENTES QUE NÃO TÊM ACESSO A CUIDADOS MÉDICOS QUE NOS IMPEDEM DE DAR UMAS BOAS GARGALHADAS
NOVE MESES DEPOIS,
O GOVERNO RESOLVEU LER A CARTA da CUSMT ENVIADA À MINISTRA DA SAÚDE
e passar à acção
Apesar de já antes termos alertado para a necessidade de medidas de excepção, em 7 de Julho de 2009 (ver blog da CUSMT), escrevia-se em carta dirigida à Sra. Ministra da Saúde, a propósito da falta de médicos de família e outros profissionais na Região do Médio Tejo:
“É verdade que houve médicos que se aposentaram, mas como não perderam as suas competências técnicas continuam a exercer quer nos hospitais EPE quer em unidades de saúde sociais e/ou privadas. Na nossa opinião ter-se-á, de imediato, reenquadrar as normas legais que permitam a estes profissionais continuar a prestar serviço nas unidades públicas de cuidados de saúde primários. A prazo dever-se-á alterar a política de formação de recursos humanos, com a valorização da especialidade de Clínica Geral e Familiar e a necessária distribuição por todo o território nacional dos recursos existentes e a formar.”
Hoje o Governo em Conselho de Ministros:
14:57 - Saúde: Governo aprova regime excecional de contratação de médicos aposentados Lisboa, 18 mar (Lusa) - O Governo aprovou hoje, na generalidade, para consultas, um regime excecional para a simplificação da contratação de médicos aposentados, medida que abrangerá todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde, desde centros de saúde a hospitais empresa.
A nossa sugestão ao Governo: despachem-se a aplicar o decidido porque há milhares de cidadãos a sofrer com a falta ou dificuldade de acesso a cuidados médicos!
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo
Médio Tejo, 18.03.2010
. TORRES NOVAS – Tenha aten...
. INEM apela a uma condução...
. 25 setembro - Dia Mundial...
. 25 setembro - Dia Interna...
. Bons cuidados de saúde ta...
. 21 setembro - DIA MUNDIAL...
. Mais um problema de saúde...
. 21 setembro- Dia Internac...
. Sobre a entrada/saída do ...
. É também assunto de saúde...