Na Freguesia da Olaia (Torres Novas)
MAIS DE 120 UTENTES DA SAÚDE
PARTICIPARAM NAS REUNIÕES DA LAMAROSA E DA ÁRGEA
denunciaram dificuldades no acesso a cuidados de saúde
e receiam que a situação se agrave
Eram e são públicas as dificuldades sentidas no acesso a cuidados de saúde para grande parte dos utentes do Centro de Saúde de Torres Novas. Esta problemática ganha mais acuidade face a notícias publicadas na primeira quinzena de Março, no jornal “Notícias & Negócios”, e do qual citamos: “Duas freguesias do concelho de Torres Novas, Olaia e Pedrógão, vão ver os seus médicos de família partirem para o Entroncamento, para integrarem a Unidade de Saúde Familiar Locomotiva (USF), que está a ser criada e que deverá entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano. Estas e outras mudanças foram-nos explicadas pelo director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde da Serra d'Aire, Pedro Marques...”
Face a estas declarações a CUSMT, para além da sensibilização das mais diversas entidades, convocou duas reuniões de utentes em localidades da Freguesia da Olaia. Nestas reuniões participaram mais de 120 utentes. Das opiniões que recolhemos, salientam-se: apesar do esforço e dedicação dos profissionais a prestação de cuidados médicos não é satisfatória; há consultas que são marcadas para 45 dias depois; dificuldades na marcação de consultas; horários de consulta que são sucessivamente adiados; detectados problemas com o atendimento administrativo devido à falta de profissionais; um serviço de enfermagem que funciona de forma intermitente (já houve dois enfermeiros e o que agora presta serviço não é substituído quando falta justificadamente); transportes públicos que são insuficientes para o regular acesso às unidades de saúde; com o insuficiente número de médicos e enfermeiros é impossível garantir serviços de promoção e prevenção...
Será elaborado um documento mais detalhado sobre a prestação de cuidados de saúde às populações abrangidas pela Extensão de Saúde da Lamarosa – Olaia. Esse documento será enviado ao Ministério da Saúde, Assembleia da República e autarquias. Dele também será dado conhecimento aos utentes.
Entretanto, a Comissão de Utentes suspendeu a recolha de assinaturas (já foram recolhidas mais de duzentas) aguardando condições objectivas para essa ou outras iniciativas que abranja o conjunto de todas as populações com Extensões de Saúde sem (ou em vias de) cuidados médicos.
Continuamos a reafirmar a necessidade de serem tomadas medidas para que não se venha a verificar a ausência ou a diminuição de cuidados médicos na Extensão de Saúde da Lamarosa - Olaia. Tal facto permitirá o acompanhamento médico regular da população, a maior parte dela de idade avançada, com graves problemas de saúde e com dificuldades de deslocação, atendendo à distância a que fica a sede do Centro de Saúde onde poderão recorrer a consultas de recurso.
Salientamos,ainda, a necessidade de empenho de todas as entidades, cada uma com os seus meios e canais, para que sejam garantidos cuidados de saúde que correspondam às necessidades das populações.
A Comissão de Utentes da Saúde
do Médio Tejo
Médio Tejo, 26.04.2010
. 8 setembro - Dia Mundial ...
. Pelo funcionamento perman...
. ULS MÉDIO TEJO ORGANIZA 8...
. SÁBADO, 7 DE SETEMBRO, RE...
. TOMAR: 11 setembro, 15 ho...
. 5 setembro - Dia Internac...
. RASTREIO DO CANCRO DA MAM...
. Parar a guerra, dar uma o...
. Nota da CUSMT sobre a pro...
. 4 setembro - Dia Mundial ...