Em defesa do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE
POR CUIDADOS DE SAÚDE DE PROXIMIDADE
E QUALIDADE
EM TODO O DISTRITO DE SANTARÉM!
(adenda)
É generalizada a oposição à Portaria 82/2014, do Ministério da Saúde. Com esse diploma legal pretende o Governo suprimir dezenas de serviços hospitalares no Distrito de Santarém. Mas, até ao momento tal pretensão tem tido a oposição expressa de utentes, de autarcas, profissionais…
Também notícias recentes da abertura de concurso para médicos de família aumentam as nossas preocupações atendendo a que apenas 9 se destinam ao Médio Tejo, quando as necessidades são de 24 clínicos.
Nos últimos dias, tem chegado ao nosso conhecimento casos em que aos utentes são negadas consultas/exames por ainda não em fase aguda das doenças de que são portadores. Utentes que não estão a ser tratados com humana dignidade que seria expectável…
Não desistiremos de, com as populações e com todas as entidades interessadas, continuar a batalhar por: A REVOGAÇÃO DA PORTARIA 82/2014; MANTER E DINAMIZAR AS VALÊNCIAS HOSPITALARES; URGÊNCIA, MEDICINA INTERNA, PEDIATRIA E CIRURGIA GERAL nos quatro hospitais; ARTICULAÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE; MANTER AS DUAS MATERNIDADES NO DISTRITO (Abrantes e Santarém); MAIS MÉDICOS e outros profissionais NOS CENTROS DE SAÚDE; FARMÁCIAS NOS MEIOS RURAIS; CUIDADOS DE SAÚDE DE PROXIMIDADE E QUALIDADE!
Para além das acções já anunciadas,
1.
Lançar um MANIFESTO “Em defesa do SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE! POR CUIDADOS DE SAÚDE DE PROXIMIDADE E QUALIDADE EM TODO O DISTRITO DE SANTARÉM!”. Serão convidados a subscrever este documento: todos os deputados do distrito da Assembleia da República; autarcas e autarquias; sindicalistas e sindicatos; trabalhadores da saúde; dirigentes associativos e associações; utentes e as suas comissões.
2.
Convocar para 27 de Junho, ACÇÕES PÚBLICAS de contestação e reivindicação, frente aos 4 hospitais do Distrito de Santarém.
3.
Organizar (em data e local a indicar) um FÓRUM distrital para debate sobre o futuro da prestação de cuidados de saúde no distrito. Serão convidados a participar todas as entidades oficiais, autarquias, organizações populares e de trabalhadores e deputados distritais.
4.
As Comissões de Utentes continuarão a desenvolver acções de informação, esclarecimento e mobilização junto das populações e a manter contactos com todas as entidades locais, distritais e nacionais.
apresentamos novas iniciativas:
O Secretariado do MUSP SANTARÉM vai solicitar uma reunião ao Ministro da Saúde para lhe expor as crescentes dificuldades de prestação de cuidados de saúde (nos cuidados primários e nos hospitais) no Distrito, apresentar o pedido de revogação da Portaria e transmitir as suas propostas para a organização dos cuidados de saúde.
A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo vai solicitar uma reunião urgente ao Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, que também é o responsável pelo pelouro da saúde na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, com o objectivo de informar e esclarecer quais as nossas opções para a futura organização de cuidados de saúde e as iniciativas previstas para a sensibilização da população e entidades com capacidade de decisão.
Com objectivos semelhantes, a CUSMT irá solicitar uma reunião à Comissão de Acompanhamento para a reestruturação do CHMT, criada pela Assembleia Municipal de Torres Novas.
A Comissão de Utentes da Saúde
do Médio Tejo
Torres Novas, 17.junho.2014
. Pela sua saúde! NÃO CONSU...
. MÉDIO TEJO, 2abril, Reuni...
. Campanha “Viajar sem pres...
. Legislativas 2025: distri...
. 27 março - Dia Nacional d...
. Ainda há tanto que fazer ...
. MÉDIO TEJO: preparar a re...
. 23 março - Dia Mundial Co...
. TORRES NOVAS: Unidade de ...
. Sinistralidade rodoviária...