O Dia Mundial de Prevenção de Quedas procura aumentar a consciencialização sobre os perigos e consequências das quedas.
Celebrado anualmente a 24 de junho, este dia é dedicado a chamar à atenção para um problema de saúde que afeta pessoas de todas as idades.
As quedas são eventos comuns e muitas vezes subestimados. Mas podem ter consequências graves, como lesões, fraturas ósseas, traumas na cabeça e até mesmo a morte. Além disso, podem levar a complicações de saúde de longo prazo e afetar a qualidade de vida das pessoas.
Idosos e crianças são especialmente vulneráveis. Os idosos, devido às mudanças no equilíbrio e na coordenação motora, têm maior probabilidade de sofrer lesões graves. Já as crianças, por estarem em fase de desenvolvimento, muitas vezes são mais propensas a acidentes devido à sua curiosidade e falta de perceção de perigo.
No entanto, qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, pode estar sujeita a uma queda.
Por isso, é fundamental adotar medidas preventivas em todas as fases da vida. Algumas medidas são simples e podem fazer a diferença: garantir a adequada iluminação dos ambientes, manter os pisos limpos e secos, utilizar corrimãos em escadas e degraus, utilizar calçados adequados e evitar o uso de tapetes soltos.
O internamento hospitalar aumenta também o risco de queda, pois os doentes alteram as suas rotinas e encontram-se num ambiente diferente do que lhes é familiar. Nesse sentido a preocupação com a problemática das quedas é uma realidade e uma prioridade no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e a Instituição conta com o Grupo de Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem – Quedas (PQCE-Quedas), composto por enfermeiros, que analisam as ocorrências e definem e implementam estratégias de intervenção para a prevenção e redução de quedas no hospital.
. Sobre o atraso da vacinaç...
. 2 dezembro - Unidade Hosp...
. Sobre os atrasos na vacin...
. Ocupadas 1.836 das 2.242 ...
. Sobre as "baixas de 3 dia...
. Comentário do Bastonário ...
. Hoje apelamos ao combate ...
. SANTA MARGARIDA COUTADA /...
. SNS24 atendeu mais de 89 ...
. Há um novo plano de reorg...