António Costa afirmou este sábado, em Matosinhos, que "compete aos políticos respeitar" o resultado eleitoral das últimas legislativas e "não complicar a vida dos portugueses". Prometeu ainda generalizar "até ao final deste ano" o modelo de unidade de saúde familiar (USF) do tipo B em todo o país, com "valorização dos vencimentos e das carreiras", bem como alargar os horários dos centros de saúde, no âmbito do regime de dedicação plena. ...
A segunda área prende-se com a necessidade de prosseguir "a reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", nomeadamente com "a evolução para o regime da dedicação plena das carreiras médicas nos cuidados de saúde primários e também nos cuidados hospitalares".
"A prioridade das prioridades é obviamente nos cuidados de saúde primários. Precisamos de cuidados de saúde primários mais acessíveis, mais horas disponíveis, porque é a primeira condição para termos um melhor acompanhamento preventivo dos riscos para a saúde e termos uma menor pressão sobre as urgências hospitalares", afirmou o primeiro-ministro.
"Temos que alargar os horários dos centros de saúde, temos que ter centros de saúde mais acessíveis, mais bem equipados e com os seus recursos humanos plenamente motivados", afirmou ainda.
Melhorar urgências hospitalares
"Por isso, o objetivo que temos é generalizar até final deste ano de 2023, a todas as unidades de saúde familiar (USF), o modelo de tipo B associando uma valorização dos vencimentos e das carreiras aos ganhos em saúde e ao aumento de serviços prestados aos doentes abrangidos nessas unidades", prometeu o líder socialista.
Além da dedicação plena com generalização das USF do tipo B a todo o país, Costa diz ser necessário "avançar na criação dos centros de responsabilidade integrada ao nível hospitalar". "É uma experiência que já tem alguns anos, sobretudo na área das cirurgias, temos de começar a alargar a outras especialidades e a primeira onde o temos de fazer é nas urgências hospitalares porque temos de melhorar as condições de prestação de serviço nas urgências hospitalares para que os doentes tenham também melhores condições de acesso a estas urgências", defendeu.
"Este é outro passo prioritário que daremos no alargamento regime de dedicação plena ao conjunto das carreiras médicas", acrescentou.
. TORRES NOVAS – Tenha aten...
. INEM apela a uma condução...
. 25 setembro - Dia Mundial...
. 25 setembro - Dia Interna...
. Bons cuidados de saúde ta...
. 21 setembro - DIA MUNDIAL...
. Mais um problema de saúde...
. 21 setembro- Dia Internac...
. Sobre a entrada/saída do ...
. É também assunto de saúde...