CONTESTAÇÃO JUNTO DO INFARMED
Sobre a transferência da farmácia de Alcorochel para Torres Novas
Exmos. Senhores
Como deve ser do vosso conhecimento a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (que pertence ao Conselho de Comunidade do ACES Médio Tejo e Conselho Consultivo do CHMT), desde sempre se bateu por cuidados de saúde de qualidade e proximidade.
Nos frequentes contactos que tem com as mais diversas entidades (deputados, governo, autarquias, sindicatos, bombeiros, ipss,...) sempre procuramos conhecer a realidade e transmitir as nossas propostas, sabendo que só com o contributo de todos podemos melhorar o Serviço Nacional de Saúde, cujo objectivo fundamental é reduzir o sofrimento humano.
Tendo chegado ao conhecimento da Comissão de Utentes da Saúde do Medio Tejo que o proprietário da Farmácia Inácio instalada em Alcorochel, (uma das três freguesias da União de Freguesias de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel do concelho de Torres Novas), tinha solicitado autorização ao INFARMED para transferir a farmácia para a cidade de Torres Novas, decidiu esta Comissão manifestar junto dessa entidade o desagrado e o descabimento de tal facto caso venha a ser concretizado pelas razões que a seguir se mencionam.
Esta farmácia veio substituir um posto de medicamentos dependente da Farmácia Higiene de Torres Novas em 1981. Antes já tinha existido uma outra farmácia. Logo a população desta União de Freguesias (com quase 3000 habitantes) já usufruem deste serviço de proximidade há cerca de meio século. Salienta-se que o território desta União de Freguesias fica no limite ocidental do Concelho e afastado da cidade, não havendo alternativa de farmácia nas localidades mais próximas.
Nas três freguesias, sempre houve médico de família regularmente e são os mesmos que prestam serviço à população há muitos anos. Têm sido, ao longo dos anos profissionais responsáveis e competentes que raramente faltam ao seu serviço.
Podemos dizer que comparativamente com muitas outras freguesias, temos uma situação de prestação de Cuidados de Saúde Primários muito boa, coadjuvada pela assistência medicamentosa.
Pensamos que todos, utentes e instituições, lutamos diariamente por melhores cuidados de saúde primários e pela sua proximidade aos utentes.
Esta freguesia e posteriormente a União de freguesias, com as condições anteriormente referidas têm contribuído para uma melhor qualidade de vida e maior bem-estar da sua população. No caso de a Farmácia ser autorizada a deslocar-se para a cidade, como irão as pessoas ter acesso aos medicamentos (que agora podem comprar imediatamente após a consulta sem se deslocar) se a farmácia mais próxima se encontra a 10 km de Alcorochel freguesia e ainda mais longe quando se trata das outras localidades que pertencem à União de Freguesias, nomeadamente a Charneca de Alcorochel, onde existe um Lar de Idosos .
O problema torna-se bastante grave para as pessoas mais idosas (que são a maioria, como em muitas das nossas aldeias) que não dispõem de transporte próprio e os transportes públicos não satisfazem em tempo útil as necessidades da população.
Consideramos absolutamente desapropriado e inconveniente que a farmácia seja transferida tendo em conta que vai precisamente contra a política de proximidade
Por outro lado, também nos cabe alertar para a existência de 7 farmácias na cidade de Torres Novas, sendo que durante muitos e muitos anos só existiam 4 que cobriam perfeitamente as necessidades da população. No passado recente uma foi transferida da Meia Via, outra do Pedrogão e a outra da Lamarosa. Em poucos anos o número de farmácias quase duplicou, a que acresce algumas para-farmácias.
Certos de que o nosso alerta vai de encontro aos interesses das populações, enviamos os nossos melhores cumprimentos.
A CUSMT
. ATENDIMENTO COMPLEMENTAR ...
. 5 dezembro - Dia Internac...
. 4 dezembro - Dia Nacional...
. 3 dezembro - Dia Internac...
. Grupos mais vulneráveis à...
. ABRANTES: a maternidade é...
. CUSMT* vai estar presente...
. 1 dezembro - Dia Mundial ...
. MÉDIO TEJO: preparar a re...
. ABRANTES: este sábado, RE...