“A vacina mais especial”
O segundo dia de vacinação, para combater a Covid-19, voltou a decorrer com grande adesão no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE.
Os profissionais de saúde do CHMT aderiram massivamente a este Plano de Vacinação, que terá assim continuidade no dia de amanhã.
Esta adesão traduz a importância desta vacina no combate ao novo vírus SARS-COV-2, reconhecendo, desta forma, os profissionais deste Centro Hospitalar a relevância deste momento, quer em termos pessoais, quer em termos técnicos e científicos.
Regista-se que os profissionais de saúde percebem, melhor do que ninguém, o salto tecnológico que estão a vivenciar e muitos demonstraram mesmo curiosidade em verificar as complexas circunstâncias de logística associadas à administração desta vacina, cujas condições se reuniram na Unidade Hospitalar de Torres Novas, do CHMT.
Desde o seu armazenamento, divisão em doses individuais, selagem dessas mesmas doses, entre outros fatores, são muitas as variantes que demonstram a necessária sofisticação dos serviços farmacêuticos na implementação desta operação. Razão pela qual alguns hospitais não conseguiram avançar logo no primeiro dia deste Plano de Vacinação Nacional contra a Covid-19.
Dolores Balacó, foi a enfermeira que administrou a primeira vacina contra a Covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, e não tem dúvidas quando afirma ser esta “a vacina mais especial de todas”.
Comovida após a primeira administração, Dolores Balacó salientou a “missão de poder dar a esperança” aos colegas que estão “na linha da frente e que tem realizado um trabalho muito dedicado e que vai ser glorioso”, reforçando ainda “que para a restante comunidade esta vacina é uma esperança de vida”.
“Ser a primeira é um privilégio”
Arrancou hoje, 29 de dezembro, pelas 9h30, o Plano de Vacinação Covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE.
Apesar de uma logística muito complexa necessária para a implantação deste Plano de Vacinação, no CHMT foram vacinados, durante o dia de hoje, mais de 200 profissionais.
No plano interno que elaborou para os sucessivos dias de vacinação, o CHMT além de privilegiar os profissionais que estão na linha da frente na prestação de cuidados de saúde a doentes de Covid-19, na Unidade Hospitalar de Abrantes, integrou também, já hoje, neste plano, profissionais que prestam serviço nas Unidades Hospitalares de Tomar e de Torres Novas.
Maria Ferreira, auxiliar de ação médica no Serviço de Medicina 2, foi a primeira profissional a receber a vacina para a Covid-19 no Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Sem medos, Maria Ferreira chegou sorridente, “muito feliz e esperançosa” à Unidade Hospitalar de Torres Novas para receber a primeira vacina covid-19. “Estou muito contente. Esta vacina representa a esperança. É um privilégio ter sido escolhida para ser a primeira a tomar esta vacina. Muito obrigada!”, afirmou.
O Conselho de Administração decidiu escolher uma auxiliar de ação médica como primeiro profissional do CHMT para iniciar o Plano de Vacinação Covid 19. Esta escolha traduz uma forma de homenagear os profissionais que desenvolvendo também uma atividade imprescindível são por vezes pouco valorizados nestes momentos de maiores desafios, como é o combate a esta pandemia.
. 18 dezembro - Reunião da ...
. O reforço do SNS implica ...
. POR CUIDADOS DE SAÚDE DE ...
. ALERTA PARA AUMENTO DE CA...
. Reunião da CUSMT com o CA...
. Proteja-se do frio! (3 re...
. ABRANTES: 11 dezembro, JO...
. TORRES NOVAS: autarquia S...
. MAÇÃO: urgente resolver a...